:: O Mandamento ::

Aproximadamente 2000 anos antes de YHWH criar Seu povo, Yisrael, Ele já tinha estipulado o Shabbat para o homem, e para toda Sua criação. Agora, com muita alegria, Ele poderia ensinar seus filhos a viverem o Shabbat, alegrando-se nEle.

Quando Moisés falou aos israelitas sobre o plano de YHWH para tirá-los da escravidão egípcia, eles não puderam ouvir e crer por estarem com espírito angustiado e muito cansado. Ao estabelecer Sua Lei no Monte Sinai , YHWH escreve em pedra algo que ELE já tinha estabelecido desde o princípio e que se perdeu com o passar do tempo.
Shemot 20 começa assim “ E falou YHWH todas estas palavras : “Eu sou o Senhor teu D´us, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos”.

A primeira parte do quarto mandamento é: “Lembra-te do Shabbat para santificá-lo “. (verso 8)
LEMBRA-te (Em Hebraico, Zakar – recordar, relembrar) - Não é uma lei nova; é antiga; abandoná-la trouxe escravidão. Faz parte do ritual do Shabbat, recordar a história do Povo de Yisrael durante a escravidão no Egito e como foram resgatados por YHWH. Faz parte recordar de como éramos antes de sermos resgatados por YESHUA através de Sua morte na cruz.
LEMBRA-TE (Em Hebraico Zarar - meditar, invocar, confessar). “Meditem, invoquem-Me e confessem este pecado. Voltem a praticar Meus decretos que são perfeitos”. Faz parte do ritual meditar em Seu sacrifício, confessar que ELE é o nosso D´us e invocar Seu Nome!
LEMBRA-TE (Zarar - proclamar, comemorar). Ensinem, falem, pratiquem, festejem este dia Santo. Separem este dia e saiam desta condição de espírito angustiado e cansaço emocional e físico que impedem de descansar em Mim. Estes dois verbos indicam ações em público, contínuas. Ensinar e pregar sobre a importância do Shabbat é uma ordem de YHWH. Santificar o Shabbat começa com a prática de todas estas ações.

A segunda parte deste mandamento diz: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra”.(verso 9). Seis são suficientes para buscar sustento. Trabalhar é uma ordem do Eterno.

A terceira parte diz “Mas o sétimo dia é o Meu Shabat : não farás nenhuma obra, tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal, teu hóspede, o peregrino na tua cidade “ (verso 10). Ele está dizendo : descansem Comigo neste dia ! O descanso é para todas as pessoas, animais e natureza sob nossa responsabilidade. ELE explica de novo o porquê desta LEI : “ porque em seis dias Eu fiz os céus e a terra, o mar e tudo o que há neles, e repousei no sétimo; e abençoei-o santifiquei-o !!!! “ (verso 11)


A terra também foi contemplada com o descanso do Senhor. Em Vayicrá / Levitico 25:1-7 Adonai ordena que “a terra guardará um Shabbat ao Senhor “. Seis anos para semear, podar e colher frutos da terra e o sétimo para descanso. Não se semeia, não se poda nem se colhe. “Ano de descanso solene será para a terra.” O produto neste ano de descanso é deixado para que os pobres e animais do campo se alimentem dele. (Shemot 23:10-11). Como resultado da obediência a esta Lei, Adonai garante alimento para todos !!!

As bênçãos são para os obedientes!

A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma ! (Salmo 19:7)

Veja este alerta : “Prestai atenção a tudo que vos tenho dito” diz YHWH. (Shemot 23:13).

<< Introdução                                                                               O Shabbat do Eterno>>