:: A Maldição ::

A desobediência a este Mandamento traz conseqüências, maldições.
Morte espiritual, emocional e física é uma delas. Quando alguns do povo saíram a procurar maná no shabbat, YHWH os repreendeu e reforçou suas ordens, enfatizando “ninguém saia do seu lugar ...” (Shemot 16:29).
Mais tarde porém, quando um homem foi achado apanhando lenha, foi apedrejado. Profanou o nome do Senhor! A profanação pública e premeditada do Shabbat gera a morte, porque é profanar o próprio YHWH. (Bamidbar / Números 15:32-36)

Profanar é violar a santidade de YHWH. Ignorar o Shabbat é profanação. Em Ezequiel 20:26 o Eterno lamenta “Sou profanado no meio do Meu Povo”. Como? Os sacerdotes violentavam Sua Lei, não faziam diferença entre o santo e o profano, não ensinavam o povo a discernir entre o impuro e o puro; ignoravam os Seus Shabbatot. Que dor terrível isto causa no coração do Eterno! Não morreram de imediato, para que o Nome de YHWH não fosse profanado diante das nações (verso 13,14) mas morreram espiritualmente voltando-se para os ídolos, foram espalhados entre as nações e morreram no exílio.(versos 34 a 38).

Profanar o Shabbat é rebelião, fruto de um coração idólatra. Yisrael não entrou na terra prometida, entre outros motivos, por ter profanado o Shabbat (Ezequiel 20:15). YHWH classificou esta atitude como rebelião e coração idólatra (verso 16).

A ira do Senhor é fogo que consome e não se apaga e ela vem também pela profanação do Shabbat. Jeremias 17: 27 diz: “Se não me ouvirdes, para santificardes o Shabbat, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Yerushalayim no Shabbat, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os seus palácios, e não se apagará. Note o alerta do Altíssimo para OUVIR e SANTIFICAR o Shabbat.
A maldição é ser consumido pelo fogo da ira de YHWH. Em Hebreus 12:28-29 está escrito: “Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a YHWH agradavelmente com reverência e santo temor pois o nosso D`us é fogo consumidor ”.
Não se pode profanar o Nome do Senhor impunemente !

Olhe para a lista das inúmeras bênçãos e identifique a lista das inúmeras maldições, ou seja, as conseqüências desastrosas da desobediência.

 

<< A Bênção As distorções e o roubo do Shabbat >>
parayeshua@yoddesign.com
Se você quer nos escrever e não possui outlook, ou programas de email, use o recurso abaixo



© Copyright 2006 -Todos os Direitos reservados

Follow mauropac on Twitter