:: A Bênção ::

As bênçãos são para os obedientes ! Comunhão, alegria, sustento, habitação são algumas das promessas relacionadas ao Shabbat !

1. Garantia de sustento e prosperidade através de nosso trabalho é uma das bênçãos do Shabbat. Numa sociedade onde quanto mais se trabalha mais valor se tem, muitos tem dificuldades em parar e descansar. Aprenderam que precisam trabalhar muito para garantir o sustento diário e o do futuro. Muitos não conseguem descansar mesmo nos seus dias de folga. O Shabbat corrige este engano diabólico. Não há “stress”, não há exageros. Há equilíbrio.

2. Equílibrio espiritual, emocional, financeiro e físico para a família é outra benção. Quantos maridos e pais se “matam” de trabalhar para sustentar a família ? Não é esta a Lei do Eterno. Quantas esposas e mães, donas de casa, não param de trabalhar um minuto, a não ser quando se deitam exaustas na cama ? Não foi isto que o Eterno planejou para elas. Quantos filhos crescem sem assistência plena dos pais por estarem trabalhando sem parar ? No esquema do Eterno para a família há respeito mútuo, cuidado mútuo, entretenimento e culto.


3. Respeito entre patrões e empregados é outra benção. Quantos empregados e empregadas participam com seus patrões de um momento de comunhão, lazer e descanso ? O Shabbat é o ambiente para que tudo isto aconteça ! Isto é possível porque foi escrito com o “dedo” do Eterno!

4. Comunhão entre as pessoas é outra benção. Guardar o Shabbat não é um ato solitário e escondido, muito pelo contrário. A medida que abrimos nossa vida e casa para receber vizinhos e amigos com o propósito de celebrar o deleitoso dia do Senhor, laços de comunhão e amizade surgirão e se fortalecerão !


5. As bênçãos (Salmo 41.1). para quem atende ao necessitado. Atender ao órfão, à viúva, ao pobre, ao doente, ao prisioneiro são ordenanças de YHWH e o Shabbat é propício para estas ações.

6. Santidade é outra das bênçãos porque aproxima-nos mais do Senhor. Ele usa este dia para se dar a conhecer, gerando em nosso íntimo pureza e fidelidade. Em Ezequiel.20: 12 ELE diz “dei- lhes também os Meus shabbatot.... a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica”. E santificai os Meus shabbatot... para que saibais que Eu sou o Senhor vosso D-us (Ez 20.20)

7. O capítulo 58 de Isaías ensina sobre como agradar a YHWH com jejum. Entre tantos ensinamentos Ele fala “Se não profanares o Shabbat, não fazendo a tua vontade neste Meu santo dia, se sentires prazer nele, se declarares que ele é santo, se o honrares não fazendo a tua vontade, não trabalhando, e tendo cuidado com o que falas ENTÃO Meu gozo te encherá, EU te farei cavalgar sobre as alturas da terra e Te sustentarei com a herança de teu pai Yaakov. “ obedecendo aos “SE” deste texto temos direito a três bênçãos especiais :

• ser preenchido pelo gozo que há no coração do Eterno.
• Ser conduzido por ELE em todas as circunstâncias terrenas
• Ser sustentado por ELE com a herança de Yaacov.

Qual é a herança de Yaakov ? É o desejo e empenho do Eterno em nos dar sustento, habitação, descendência, proteção, segurança, prosperidade, honra e respeito. Também o dom de abençoar as pessoas com quem convivemos, fazendo-as prosperar por causa de nosso trabalho. Há também a garantia que YHWH não desistirá de cumprir tudo que Ele prometeu e nos comunicou pessoalmente. Assim como falava com Yaacov, ELE quer falar conosco. Leia os capítulos 28 a 31 de Gênesis
A guarda do Shabbat está inserida nesta herança. Assim como é uma ordem trabalhar bem e dignamente por seis dias, é um ordem santificar o shabbat como temos visto aqui.

8. A benção de ter intimidade com o Eterno, usufruindo de Sua alegria, Sua presença, de ser chamado de bem-aventurado (verso 2), ser honrado por ELE, receber um nome eterno (5) e ter suas ofertas e sacrifícios aceitos está descrita em Isaías 56.1-22


9. Benção especiais para cidades e nações que guardam o Shabbat estão descritas em Jeremias 17:19-29. Seus governantes farão alianças proveitosas. Haverá abundância, prosperidade e riquezas e o povo viverá dias festivos diante do Eterno e em comunhão uns com os outros.

Uma pessoa, uma cidade, uma nação, que guarda o quarto mandamento não se afasta de YHWH, agrada Seu coração, prospera, tem saúde espiritual, emocional e física e está vivenciando agora o que viverá na eternidade em perfeição. O Calendário de YHWH é o melhor ! Ele o fez e viu que era BOM !

Mesmo que não fosse um mandamento, se só fosse uma sugestão, valeria a pena guardar o Shabbat ! Mas não é uma sugestão, um conselho. É um mandamento que saiu da boca dAquele que é Amor ! Devemos seguir Seu exemplo e alegrarmo-nos neste dia como YHWH alegrou-se !!!


<< Shabbat: Dia de Ofertas especiais A Maldição >>