:: Expressões de Adoração ::

1. AMAR יהוה - “Ouve ó Israel: יהוה é nosso ELOHIM, יהוה é UM. Amarás a יהוה, teu D-us com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com todas as tuas posses. Esta é a primeira parte do SHEMÁ.”... e ELE faz misericórdia até duas mil gerações aos que O amam e guardam Seus Mandamentos. (Shemot / Êxodo 20:6). YESHUA repete este mandamento em Matitiyahu 22:37.

2. AMAR O PRÓXIMO - “Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.” 1 Yochanan/João 2:10-11

3. LOUVOR - O Louvor é a manifestação da alegria do nosso ser em nosso D´us. “Vinde cantemos ao Senhor. Cantemos com júbilo à Rocha da Salvação. Apresentemo-nos ante a Sua Face com louvores e celebremo-lo com salmos.” (Tehilim 95:1,2)

O LOUVOR é uma vestimenta que traz alívio ... “ e a pôr sobre os que em Tzion estão... veste de Louvor em vez de espírito angustiado..” ( Is 61.3 )

O LOUVOR é instrumento de preparação para a guerra e a vitória: - Exultem de glória os santos, nos seus leitos cantem de júbilo. Nos seus lábios estejam os altos louvores de יהוה, nas suas mãos espada de dois gumes para exercer vingança entre as nações e castigo sobre os povos; para meter os seus reis em cadeias, e os seus nobres em grilhões de ferro; para executar contra eles a sentença escrita; o que será honra para todos os seus santos.(Tehilim149.5-9)

4. CONFIAR - “Entrega o teu caminho a Adonai; confia nele, e ele tudo fará!” (Tehilim /Salmos 37:5). “Os que confiam em יהוה são como os montes de Tzion que não se abalam,mas permanecem para sempre.” (Tehilim 125.1)

5. OBEDECER - “E se obedecerdes as Minhas Mitzvot que Eu hoje te ordeno, de amar a יהוה, teu D´us, e de O servir de todo o teu coração e de toda a tua alma; então darei a chuva à tua terra a seu tempo, a chuva precoce e a chuva tardia; e colherás o teu grão, o teu mosto e o teu azeite. E darei erva no teu campo para teus animais; e comerás e te fartarás. Guardai-vos para que não suceda que o vosso coração vos seduza e vos desvieis, sirvais outros deuses e vos prostreis diante deles. Então se acenderá o furor do Eterno contra vós, e fechará o céus e não mais haverá chuva; e a terra não dará mais o seu produto e perecereis rapidamente da boa terra que o Eterno vos dá.” (Devarim 11:13-21).
Esta porção é a segunda parte do SHEMÁ. Temos aqui o ritual diário que nos levará a pensar e praticar estes mandamentos. Nossa obrigação é crer e meditar nesta porção, ao levantar, ao deitar, no decorrer do dia, ao agir e ao descansar, aproveitando todo o tempo para ensinar à nossa descendência tudo que vem do Eterno através deste rito. Desta maneira estaremos colocando em nosso coração e alma este conteúdo, outra ordenança contida neste texto. Nossa visão será mudada e passaremos a pensar como יהוה pensa, a agir como ELE espera.
“Atareis como sinal na vossa mão e serão por frontais (Totafot (em hebraico) = Adorno) entre vossos olhos” (verso 18). O uso do Tefilin está definido claramente aqui. “E as escrevereis nos umbrais das vossas casas e nas vossas portas” (verso 20) – aqui temos definido o uso da Mezuzah.
Como todo mandamento, este tem sua benção específica : “para que se multiplique os vossos dias e os dias de vossa descendência na terra “ (verso 21). Além disto, a promessa de que “onde vosso pé pisar será vosso” se concretiza SE houver obediência a esta ordenança. Leia ainda os versos 22 a 25).
Amar ao Eterno, ou seja, adora-Lo, não é mágica, mas um processo de obediência à Sua estratégia de inculcar em nós, através de meditação na Sua Palavra de modo contínuo e disciplinado.
(em breve haverá um Estudo sobre SHMA. Aguarde)

6. ORAÇÃO - Há um convite de El Shaday para momentos de intimidade com Ele, onde o adorador fica face a face com seu Pai “em secreto” (Mt: 6:6).
A oração de adoração é este quarto secreto, onde somos reconhecidos como seus filhos e agraciados com bênçãos especiais de quem usufruiu Sua companhia.
Não existe amor sem intimidade. Sl 31:20 diz “Tu os esconderás (os que te temem) no secreto de Tua presença...”. A intimidade com יהוה nos protege.
Um exemplo de oração de adoração está em Sl 8:1:” Ó Adonai, Adonai, quão magnífico em toda a terra é o Teu nome!”

7. GRATIDÃO - Quando o povo de Israel foi liberto do Egito, o coração de Moshê Rabeinu, de Mirian e das mulheres estavam cheios de gratidão; e com danças e tamborins saíram em procissão cantando: ” Cantai a Adonai, pois Se exaltou e lançou no mar o cavalo com seu cavaleiro” (Ex 15:1 a 21)
Festas Bíblicas como Pessach, Shavuot, Sucot, Yom Teruá, Yom Kippur, têm também o caráter de produzir em Seu povo, gratidão pelos feitos de seu D´us: libertos da escravidão no Egito, a preservação de seus primogênitos, o maná, a Torah, a chuva a seu tempo, a saúde e o sustento no deserto, a terra dada , o colher aquilo que não plantou, as vitórias sobrenaturais sobre os inimigos, dentre tantas outras bênçãos.
David Melech, em muitos de seus Salmos manifestou gratidão. “Daí graças a Adonai por que Ele é bom e seu amor dura para sempre” Salmo 107:1.
Rabi Shaul (Paulo) se regozijava até quando padecia: “Agora me regozijo no que padeço por vós...” Col 1:24. “Graças damos a D´us orando sempre por vós”.
NÃO EXISTE ADORAÇÃO SEM GRATIDÃO - A pessoa grata tem prazer em contar os feitos de seu benfeitor. O Rei David recomendou: “ Daí graças a Adonai, invocai o Seu Nome e fazei conhecidas as suas obras dentre os povos.”Sl 105.1.
“Daí graças a Adonai Tzevaot (Nosso Senhor dos Exércitos) pois BOM É ADONAI e o SEU AMOR dura para sempre” , está é uma das muitas expressões de adoração contidas na Sua Palavra. (Jr 33:11b)

8. CONFISSÃO - Confissão é a declaração de Sua Soberania e de nossa devoção. Precisa ser feita diante dos homens com palavras e com ações
” Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da Ciência de יהוה! Quão insondáveis são os Seus Juízos, e quão inescrutáveis são os Seus Caminhos! Quem Compreendeu a mente do Senhor? Quem foi seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro para que lhe seja recompensado? Porque dEle e por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele eternamente! Amem!” Rom 11:33
O Shemá é outra confissão importantíssima, outorgada por יהוה para nossa santificação.
Estas confissões só tem efeito quando saem de um coração limpo, de uma vida de retidão. Por isto, o adorador está sempre examinando-se , arrependendo-se, confessando seus pecados, recebendo perdão e perdoando aos seus devedores, como ensinado na oração do Pai Nosso.

9. LEITURA DA PALAVRA - O prazer na leitura e meditação da Palavra é resultado de uma vida de adoração, pois ela alimenta o espírito. Este prazer é resultado de disciplina na leitura e meditação. Tehilim (Salmo)1.

10. PREGAÇÃO - Quando há unção na pregação, os mais profundos sentimentos de amor, alegria, devoção, brotam do nosso coração.

11. CEIA DO SENHOR - Este memorial enche o coração do adorador de gratidão e reverência. É um elemento eficaz de adoração e comunhão.

12. Mikve (BATISMO) - O Sinal da mais profunda aliança com o Pai. Cada vez que participa do batismo de alguém, o verdadeiro adorador sente o júbilo que vem do céu pela salvação recebida. Uma aliança de compromisso com יהוה resultado de um arrependimento definitivo do mal e das obras das trevas e da aceitação do único Salvador Yeshua HaMashiach, que é revelado não pela conclusão humana , mas pelo Seu Espírito , Ruach Elohim..

13. OFERTA - Nenhum adorador consegue ficar sem ofertar, pois este é um ato de gratidão.


<< Intro                                                                                                     Como Adorar >>
parayeshua@yoddesign.com
Se você quer nos escrever e não possui outlook, ou programas de email, use o recurso abaixo



© Copyright 2006 -Todos os Direitos reservados

Follow mauropac on Twitter